No dia 06 de dezembro de 1990, realizou-se no Rio de Janeiro, a primeira Assembléia Geral que constituiu a Sociedade dos Aposentados Participantes da Fundação Itaipu-Br (SAPI). A nova entidade teve como endereço da sua primeira sede a Rua Barão da Torre, 521, apt 403, no bairro de Ipanema.
A primeira diretoria foi constituida pelos seguintes associados:
Conselho Consultivo
Membros Efetivos
Membros efetivos
"A SAPI vem para somar, reunindo esforços no sentido da melhor consecução da grande aspiração dos empregados da Itaipu-Binacional, qual seja a de contar com efetiva e duradoura estabilidade financeira e assistencial após a aposentadoria, essa sociedade representativa só terá exito se puder contar com o explícito apoio da patrocinadora e a plena aceitação do seu papel no âmbito da FIBRA. e ela só terá legitimidade se puder falar em nome da grande maioria dos beneficiários do nosso sistema fechado de previdência, representando-os dignamente junto aos órgãos competentes", disse Germano Seidl Vidal, primeiro presidente da SAPI em entrevista ao FIBRANOTÍCIAS naquele ano.
Desde então as diretorias que a sucederam vêm envidando esforços no sentido de assegurar aos trabalhadores aposentados e pensionistas da Itaipu Binacional e da Fibra condições de vida semelhantes às daqueles que continuam os trabalhos de manter em funcionamento a maior obra do mundo no gênero, que é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, orgulho da engenharia nacional.